História Gatta Melata

Desde que desembarcou no Brasil há quase 50 anos, o italiano Silvio Cornaviera sonhava em trazer ao País os deliciosos gelatos da pequena Belluno, cidade onde nasceu na Itália.

Belluno, localizada na província da região de Vêneto, é reconhecida por sua tradição na fabricação de sorvetes. A produção naquela região, segundo os primeiros registros dessa atividade, datam de antes de 1900. O italiano empreendedor realizou, em 2011, seu sonho e trouxe o sabor do verdadeiro gelato italiano artesanal para São Paulo com a inauguração da primeira loja da Gattamelata em Perdizes, Zona Oeste da cidade.

O nome da gelateria é uma homenagem a Erasmo da Narni, mais conhecido como o Gattamelata - chefe militar italiano a serviço dos venezianos, que se tornou um dos heróis daquela república marítima no século XV. Sua estátua é um dos pontos turísticos da cidade de Padova, outra província da região de Vêneto.

A Gattamelata nasceu com mais de 30 receitas e a tradição dos ingredientes italianos misturados ao sabor brasileiro. O mestre sorveteiro Moreno Azzalian veio especialmente de Belluno, sua cidade natal, para criar os sabores e treinar a equipe local, seguindo os mesmos passos de sua própria gelateria.